quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Características da baixa auto-estima:"

- insegurança - inadequação- perfeccionismo- dúvidas constantes- incerto do que se é- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão- não se permite errar- necessidade de: agradar aprovaçãoreconhecimento

O que diminui a auto-estima?
- críticas e autocríticas- culpa- abandono- rejeição- carência- frustração- vergonha- inveja- timidez- insegurança- medo- humilhação- raiva- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)
Quando começa a se formar
Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
Para elevar a auto-estima é preciso:
- autoconhecimento- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)- identificar as qualidades e não só os defeitos- aprender com a experiência passada- tratar-se com amor e carinho- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)- manter diálogo interno- acreditar que merece ser amado(a) e é especial- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
Resultados da auto-estima elevada
- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem- harmonia entre o que sente e o que diz- necessidade de aprovação diminui- maior flexibilidade aos fatos- autoconfiança elevada- amor-próprio aumenta- satisfação pessoal- maior desempenho profissional- relações saudáveis- paz interior

Lembre-se:"A pessoa mais especial e importante no mundo é você!
"O VALOR DA AUTO-ESTIMA"

O que mais dificulta a busca de algo que se quer é o nível da nossaauto-estima
Falamos tanto sobre isso, mas você sabe o que é auto-estima?Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre tão simples assim.
A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.

A auto-estima começa a se formarna infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Ou seja, as experiências do passado exercem influência significativa na auto-estima quando adultos. Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada que faz. O que abala não é só a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio.
Quando a auto-estima está baixa a pessoa se sente inadequada, insegura, com dúvidas, incerta do que realmente é, com um sentimento vago de não ser capaz. Não acredita ser capaz de ter alguém que a ame, de fazer aquilo que quer, de se cuidar, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo, desistindo facilmente de tudo que começa.
Como ela mesma não se ama, se sujeita a qualquer tipo de relação para ter alguém ao seu lado, tornando-se dependente de relações destrutivas e não conseguindo forças para sair delas. Vale lembrar que esse processo acontece inconscientemente. A pessoa não tem consciência do por que está agindo assim, apenas sente o sofrimento que pode se expressar em forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, punição, doenças.
Culpam os outros pelos próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentes. O maior indicador de uma pessoa com baixa auto-estima é quando sente intensa necessidade de agradar, não consegue dizer "não", busca aprovação e reconhecimento por tudo o que faz, sempre querendo se sentir importante para as pessoas, pois na verdade, não se sente importante para si mesma. Com isso, se abandona cada vez mais.
A auto-estima também influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio em geral atraem pessoas com a mesma característica, gerando uniões saudáveis, criativas e harmoniosas. Já a baixa auto-estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando há amor-próprio não se deixa envolver nem manter relações destrutivas. Há também uma relação direta e muito importante entre desempenho profissional e auto-estima, mas esse é outro assunto.
A auto-estima influencia tudo que fazemos, pois é o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima. Ou seja, confiar em si mesmo, ouvir sua intuição, acreditar em sua voz interior, respeitar seus limites, reconhecer seus valores, expressar seus sentimentos sem medo, sentir-se competente, capaz e se tornar independente da aprovação dos outros, tudo isso faz com que a auto-estima se eleve. Mas é um processo gradativo que exige trabalho e conscientização.
Na verdade, todos estamos à procura de amor. E esse sentimento ainda é o que rege tudo o que buscamos, fazemos e somos. Principalmente o amor por si mesmo, que é a base da construção da auto-estima. Que tal reconstruir a sua?

Dra:Susete D'amico
Psicanalisata e Psicologa Clinica com abordagem junguiana
Desenvolve o auto-conhecimanto e ministra palestras motivacionais

-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Valorize-se! Trabalhe sua auto-estima para se tornar uma Mulher Atraente, Elegante e Sensual"


Minha Amiga Mulher...


Quantas vezes você já se olhou no espelho e pensou assim: Ah! Se eu tivesse aquele cabelo...Ah! Se eu tivesse aquele corpo escultural...Ah! Se eu fosse mais nova...E entre Ah! E Ah! Quanto tempo você perdeu na frente do seu espelho?E o que é pior sem tomar nenhuma atitude e perdendo uma grande oportunidade de ser feliz!Eu digo mais uma vez para você Amiga Mulher, que a beleza feminina, não é somente aquela que a mídia mostra. Mesmo não tendo um corpo escultural você pode se tornar uma mulher atraente e sensual aquela que o seu Marido ou Namorado sempre sonhou, sabe porque? - Porque você é uma mulher Sensual e cheia de atrativos.É verdade!Eles apenas estão escondidinhos aí dentro de você e chegou a sua hora de se sentir realizada e de ser feliz.E como fazer isso:


1. Para você se tornar uma mulher Sensual, em primeiro lugar depende só de você.
Eu posso, eu faço, eu quero.
2. Você tem que desejar isso, arregaçar as mangas e ir à luta.
Eu me amo mais do que qualquer pessoa neste mundo.
3. Esta matéria não é nenhum santo milagreiro e, portanto não faz milagres.
Hoje eu acordei me sentindo, mais bela, e incrivelmente atraente.
4. O santo que faz milagres está dentro de você mesma.
Sou a mulher mais inteligente e interessante que já conheci.
5. Para você ter ótimos resultados, você tem que ler com muita calma e colocar em prática as minhas orientações.
Aceito-me, como eu sou e me sinto feliz por ser assim.
6. Não adianta você deixar as orientações de lado ou guardadas em cima da penteadeira, pois isso não irá lhe ajudar em nada.
7. Esqueça a frase: Eu queria ser...
Porque você é!
A partir de agora serei a mulher mais Sexy & Feminina do mundo.
Às vezes nos deparamos com casais na rua cujo um dos dois é extremamente atraente e o outro não é e chegamos a nos perguntar para si mesmas o que aquele rapaz tão lindo viu naquela moça tão sem atrativos! E como se explica isso?
_ É muito simples quando a mulher esta se sentindo bonita, segura, atraente e transmite isso para quem esta ao seu lado, ela encanta qualquer pessoa. O seu bem estar próprio, a sua inteligência e a sua felicidade é a primeira coisa que um homem capta quando chega perto de você. Assim como ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa que não se ama, que se desvaloriza e vive se lamentando, o homem também não. Isso vale também para o ambiente familiar e o ambiente profissional.
É por isso que as amantes sempre saem ganhando, porque elas sempre estão de bem com a vida e se sentindo segura de si mesma.
Existem algumas medidas essenciais a serem tomadas para melhorar a sua auto-estima e se tornar uma mulher Sensual e atraente aos olhos de qualquer pessoa.
· Nunca deixe de estudar, se você não tiver condições de pagar seus estudos, nunca deixe de se instruir, seja lendo um bom livro, lendo jornais, revistas, assistindo um tele-jornal, etc.
· Toda mulher sensual tem que também ser inteligente, culta e informada.
· Nunca se descuide do seu visual, porque nesse caminho de transformação, o aspecto visual é o mais importante. Não como uma obrigação mais sim como uma redescoberta de si mesma.
· Pare de reclamar de tudo! Porque isso afasta as pessoas de você.
· Dedique alguns momentos diários só para você.
· Arrume-se primeiramente para você e depois para os outros.
· Quando estiver insatisfeita com alguma parte do seu corpo, seu seio, por exemplo: Lembre-se daquelas mulheres que tiveram que retirar um seio e que hoje dariam tudo para ter o seio que você tem seja ele grande ou pequeno.
· Coloque sempre um sorriso em seu rosto.
· Valorize o seu corpo: "O SEU CORPO É COMO UM CAMINHO SINUOSO, CHEIO DE PEQUENOS DESVIOS QUE PODEM SER ESTRATEGICAMENTE IRRESISTÍVEIS. VALORIZE-O PARA QUE O SEU AMOR DÊ UMA PARADINHA MAIS DEMORADA AQUI E ALI...".
Nada de se achar ridícula na presença de quem você ama ele sentirá todo este seu sentimento ruim em relação á você, portanto vamos mudar isso: ACORDA MENINA!
Lembre-se você é maravilhosa.
· Neste momento você já está se sentido uma Mulher Poderosa, linda, interessante, sensual e inteligente não é mesmo! Portanto levante o nariz abra um lindo sorriso que eu sei que você tem e mãos a obra.
"Nunca se desvalorize na frente dos outros e principalmente na presença do seu amor"
Evite comentários e perguntas do tipo:
- Amor olha aqui acho que eu estou com celulite!
E ele responde:
-Eu não estou vendo nada!
E você continua:
- Claro que eu tenho você é que não olhou direito!
Ou então:
- Você, acha que estou gorda?
-Você acha que o meu cabelo está feio?
Este tipo de comportamento você não pode ter em hipótese alguma, pois se ele nunca reparou nestes detalhes com certeza irá começar a reparar e isso não é bom para o seu relacionamento.Você tem que transmitir para ele total segurança, ele tem que sentir que você está segura de que é uma mulher linda.Além do mais você não será a primeira e nem a última mulher a ter celulite.
Adote um Espelho...
Faça do seu espelho, um verdadeiro amigo, tire toda a sua roupa e vá para frente do espelho.Comece olhar para cada parte do seu corpo, comece analisar, pedacinho por pedacinho, preste muita atenção em todos os detalhes do seu corpo e comece a se achar linda e maravilhosa.Perceba, como você é bonita e atraente, descubra todos os seus pontos fortes, e todos os seus atrativos, para depois você usá-los como arma de sedução, e só saia do quarto quando você estiver tendo um caso de amor com você mesma.Tenha sempre o costume de se olhar no espelho, experimente também dançar na frente dele, além de relaxar, esta é outra maneira muito eficaz de se descobrir que você é uma mulher bonita e sensual. Lembre-se: - Ser feliz só depende de você mesma!

Até a próxima...

Dra:Susete D'amico.
Psicanalista Clinica.
Manager Coaching emotional.